domingo, 3 de abril de 2011

Stieg Larsson – uma bela história de vida contra o preconceito

A história de vida de Stieg Larsson  (1954-2004) é triste em parte por razão de sua morte precoce e do imbróglio familiar que deixou para sua esposa.

Larsson era considerado um jornalista ético que tendia para a esquerda sueca. Grande defensor dos direitos humanos e de minorias. Combateu a segregação e preconceito contra os estrangeiros dentro da Suécia. Nos últimos quinze anos de sua convivência com Eva Gabrielsson sofreu ameaças de morte, vindas de neo nazistas. Foi criado pelos avós, pois seus pais eram pobres para mante-lo. Teve como referência de vida o seu avô, Severin Boström, um grande ativista anti facista.

Desde muito jovem Larsson resolveu traçar um mapa do extremismo de direita na Suécia. Isso rendeu-lhe o primeiro livro, junto com Anna-Lena Lodenius, publicado em 1991.

Adquiri o primeiro exemplar do livro de Stieg Larsson depois que voltei da Suécia.

Sempre fui um admirador do povo do norte (nórdicos), e tive recente oportunidade de viajar para aquele país conhecendo muitos detalhes sobre a forma de vida deles.

Fiquei encantado com o primeiro livro da série. A qualidade da trama, o detalhe, e no meio de tantas variáveis não percebi nenhuma contradição ou incogruência ao final da trilogia

Após a leitura dos livros, tive o prazer de assistir a mesma trilogia em filme. Sim, filme feito na Suécia com a atriz Noomi Rapace. Gigantesco trabalho. O diretor conseguiu manter o clima de suspense do livro. Mas obviamente nenhum filme é igual ao livro. Curiosamente um grande estúdio de Hollywood comprou os direitos autorais  da série e, segundo especulações, convidaram até Natalie Portman  ou  Rooney Mara para o papel da hacker Lisbeth Salander. Tudo isso porquê o americano comum não consegue ler legenda. Creio que Hollywood apenas acrescentará  algumas pitadas de efeitos especiais, mas não suplantará a produção Sueca.

Voltando a vida de Larsson, trabalhou em sua revista especialista na área econômica e empresarial. Fumava duas a três carteiras de Malboro por dia. "Comia com farinha" como se diz aqui na Bahia. Durante uma queda de energia resolveu subir pela escada para chegar na sua sala, se não me engano no quadragésimo andar. Teve um infarto fulminante. O engraçado é que tinha acabado de entregar à editora os manuscritos da trilogia Millenium. Em seu computador ficou o quarto exemplar , pela metade, segundo sua companheira. Trabalhou em sua revista, a Expo de 1999 até a sua morte.

Triste saber que um homem correto, ético, que tinha uma razão e objetivo de vida, não tenha vivido para ver o estrondoso sucesso dos seus livros. Milhões de cópias foram vendidas. Renderam grande fortuna.

Entra em cena a luta sórdida pelo vil metal.

Eles não eram casados no  papel. Viveram quase trinta anos juntos mas sem assinar nenhum documento. Mesmo sendo um país de grande desenvolvimento moral, a suécia não considera como herdeira alguém que não seja literalmente casado. Pelas leis locais seu pai e irmão são os herdeiros. Sabendo-se que eles quase não tinham contato. Nessa hora cresceram os olhos e deixaram a pobre mulher à míngua. Postura legal mas não muito correta, aos meus olhos. Larsson não sabia que seria um sucesso. Nunca imaginou que se tornaria um milionário. E ainda jovem, não pensou em testamento. 

Eva Gabrielsson

Enfim a pobre mulher ficou desmoralizada, não ganhou absolutamente nada.

Hoje escreveu um  livro sobre a vida dela e Larsson ( Eva Gabrielsson e Marie Francois Colombanie) e diz ter parte do 4º livro escrito em um notebook.

Perdeu sua esposa, perdeu larsson (sua vida), perdemos nós, fãs incondicionais de sua obra. Ficamos com a sensação de vazio dentro do peito sabendo que nunca teremos uma continuação dos livros. Estamos privados de sua genialidade no suspense policial.

Gustavo MB

 

Para quem não conhece segue a trilogia:

Millenium 1: Os Homens que não amavam as mulheres

Os Homens que Não Amavam as Mulheres - Millennium 1

Millenium 2: A menina que brincava com fogo

Millenium 3: A rainha do castelo de ar

A Rainha do Castelo de Ar - Millennium 3

 

Fotos do Filme:

 

 

estocolmo mapa

 

The-Girl-Who-Played-with-Fire-Movie-Trailer-Photo3

4 comentários:

Chispita Xis disse...

Realmente triste o fim de vida do Stieg, quanto aos livros ainda não os li , mas confesso-me curiosa devido aos comentários e o grande sucesso!

Turismo & Paradigma disse...

é Chispita... o livro é bom mesmo

Cenários de Motocicleta disse...

Muito bom o seu blog. Obrigado pela visita ao nosso.

Também fiquei estimulado a conhecer a obra de Stieg Larsson.

Obrigado pela dica.

Álvaro.

Pedro Luso de Carvalho disse...

Muito bom o seu blog; parabéns pelo bom gosto.
Já estou seguindo o seu "Turismo & Paradigma".

Um abraço,
Pedro.

Seguidores

Search