domingo, 22 de dezembro de 2013

Kardec–A biografia–Marcel Souto Maior

 

 

  

O autor da biografia, genial como sempre. Uma narrativa gostosa que parece que conversa com o leitor. Ele consegue isso com um tema que não é tão fácil. Biografa  um homem de grande moral. Como dizia um confrade próximo: “o bom senso encarnado” .

O texto de Souto Maior é baseado principalmente na na Revista Espirita, instrumento que Kardec utilizou durante longos anos para emitir suas opiniões e defender a doutrina dos Espíritos dos ataques sem sentido. Ele esmiúça detalhes importantes  que nos aproximam desse homem maravilhoso que devotou o resto da sua vida a uma causa do bem. Ressoa nas almas abertas à compreensão. Cura chagas da alma e estimula o crescimento moral como degrau para a evolução.

Sobre Marcel, percebo em suas entrevistas que se trata de um grande simpatizante do Espiritismo mas sabemos que ele era um agnóstico. Vinha de uma família sem religião, sem crença. Isso é o diferencial do livro. Ele foi escrito por uma pessoa isenta. Não duvido que depois de investigar a vida de Chico e de Kardec que ele não tenha se convencido da imortalidade da alma. Acho que Souto Maior teme as fraudes. Muitos são os que se dedicam a incrementar a sua autoestima fingindo-se de médiuns poderosos que influenciam multidões e aproveitam-se da fraqueza temporária das pessoas para cultivar a semente da falsa esperança e, às vezes, ganhar dinheiro com isso. Mas Marcel, precisamos saber separar o joio do trigo. Reaproveitar o joio como adubo e o trigo como alimento.

Parabéns pelo seu empenho. Seu trabalho nos dá ainda mais esperança.

Recomendo a leitura imediata.

GMB

Nenhum comentário:

Seguidores

Search